24.07.2023 | Por:
DICAS PARA CONGELAR ALIMENTOS
Congelar alimentos e refeições prontas é uma dessas técnicas que facilitam que o planejamento alimentar seja viável na rotina, além de ter um menor impacto no meio ambiente, já que evita o desperdício alimentar.
Mais importante que o congelamento, é o preparo anterior do alimento/refeição e o descongelamento. Antes de mais nada, os alimentos a serem congelados devem ser frescos e limpos. Por outro lado, para refeições prontas, é importante cozinhar o alimento pelo mínimo tempo necessário, já que o congelamento e descongelamento podem amolecer a textura e prejudicar o gosto.
No caso de carnes, processados, embutidos, pães e sopas, o congelamento deve ser hermeticamente fechado, com menor quantidade de ar possível. E esse é outro ponto fundamental para garantir um bom congelamento: a preocupação com as embalagens adequadas.
- Para alimentos líquidos e/ou refeições prontas: potes de vidro com tampa e sacos plásticos apropriados;
- E para alimentos sólidos: plástico filme, sacos plásticos atóxicos fechados a vácuo, folhas de alumínio (com o lado brilhante em contato com o alimento), vasilhas plásticas, de alumínio ou de vidro, desde que vedadas do contato externo.
Além disso, é interessante que a embalagem seja etiquetada e o congelador ou freezer seja organizado conforme a data de validade. Ou seja, quanto mais próximo do vencimento, mais próximo deve estar do campo de visão ao abrir o espaço.
Compartilhe nas redes sociais: